Eleições no Cruzeiro - Não tem oposição!
Hoje é dia das eleições para presidente no Cruzeiro. O Cruzeiro é um time tão fechado que não tem uma linha sobre este tema na página oficial.
Eu sou sócio do clube, tenho direito a voto e não fui nem comunicado sobre horários, chapas ou mesmo se tenho este direito a voto e qual seu peso. Só sei que tenho porque a lei me garante. Porém ao ligar hoje para me informar, disseram que sócio não vota para presidente, que vota só para o conselho. Mas vejamos o artigo 22 da lei Pelé:
Art. 22. Os processos eleitorais assegurarão:
I - colégio eleitoral constituído de todos os filiados no gozo de seus direitos, admitida a diferenciação de valor dos seus votos;
II - defesa prévia, em caso de impugnação, do direito de participar da eleição;
III - eleição convocada mediante edital publicado em órgão da imprensa de grande circulação, por três vezes;
IV - sistema de recolhimento dos votos imune a fraude;
V - acompanhamento da apuração pelos candidatos e meios de comunicação.
Parágrafo único. Na hipótese da adoção de critério diferenciado de valoração dos votos, este não poderá exceder à proporção de um para seis entre o de menor e o de maior valor.
Interessante o inciso I, não? O colégio eleitoral é constituido de TODOS os filiados...
Estive no clube para solicitar o estatuto, adivinhem qual a resposta me deram? Que não tinham uma cópia do mesmo! Você, sócio do clube é regido por um estatuto que você não tem acesso. Este é o Cruzeiro.
Aí vamos ver as propostas das duas chapas, nenhuma delas trata do assunto, nenhum deles discute reforma do estatuto para permitir a existência conjunta de mais de uma vertente de pensamentos na formação de seu conselho. Este é o Cruzeiro.
Então, terminada a discussão sobre a "democracia" no Cruzeiro, modelo defendido por ambos candidatos, vamos então a análise das chapas:
1 - Vibrante, tendo como vices Claret e Franelli
2 - Gilvan, tendo como vices José Maria e Márcio Rodrigues.
A história do Cruzeiro nos mostra que só existiu oposição real ao ZZPerrela na voz de Márcio Atacado e Fernando Torquetti, pra minha surpresa, Márcio Atacado é o Márcio Rodrigues, um dos vices de Gilvan. Já Fernando Torquetti sumiu, claro, não caiu no conto da "oposição amiga".
O inacreditável nestas eleições é esta chapa 1 que se diz oposição. Como pode uma chapa formada por quem sempre esteve e continua junto do ZZPerrela, se dizer oposição?
Vibrante trabalhou junto do ZZP e defendeu todas os seus passos, nunca tendo gastado um segundo de seu microfone para denunciar o mesmo. E vem agora se dizer oposição? Que piada de mau gosto é esta? Lembremos também que Vibrante é POLÍTICO, e sendo desta classe, se iguala a César Masci e ZZPerrela, tendo o mesmo problema de ambos que, para reforçar suas candidaturas, afetaram o Cruzeiro. Além disto, Vibrante permitiu Artur Morais cobrir o Cruzeiro e criar todas as crises que tentou criar, assim como Lélio Gustavo e outros. Que Cruzeirense é este que permite dentro de sua empresa, este tipo de ação? Alguém aqui é inocente ao extremo para achar que o Vibrante não tem poder para não permitir um Artur Morais de cobrir o Cruzeiro? Me poupe. Para piorar, ainda tem aquele caso da denuncia do Ministério Público de que o Vibrante, como vereador, cobrou propina dos empresários do shopping do América para liberar a construção do mesmo.
Claret, seu vice, nem se fala! Além de estar durante toda a gestão do ZZP grudado nele, não fez nada de bom pro Cruzeiro! Quando foi contratado, sua principal tarefa era tornar o Cartão 5 Estrelas num programa de sucesso, aproveitando sua experiência no ramo de supermercados e transformando em um tipo de cartão de crédito! E o que vimos o Claret conseguir fazer? Não conseguiu nenhum avanço no C5E e acabou com ele. Criou outro programa de Sócio de Futebol que só teve sucesso em bons momentos do Cruzeiro em 2009, tendo se provado totalmente ineficiente depois desta data pois foi montado com conceitos amadores e pra piorar ainda colocou a culpa de sua incapacidade na torcida! E ainda tem a coragem de colocar como uma de suas metas levar o SF a 100mil associados. Como, se este mesmo cara pálida já fracassou duas vezes neste intuito? Isto sem contar que Claret, como diretor de marketing, não conseguiu um bom patrocínio para o Cruzeiro, sendo superado até por ações da diretoria da equipe adversária.
Já Franelli, infelizmente não tenho o que falar dele, não conheço. Falha minha.
Então que oposição é esta, que é totalmente fiel e vinculada aos Perrela? O nome disto é oportunismo, e oportunismo é a última coisa que o Cruzeiro precisa neste momento.
Na outra chapa temos, da mesma forma, dois Cruzeirenses que estiveram juntos ao ZZP em todo o seu reinado e um que era da massacrada oposição e está com o Gilvan.
Se ZZP vai continuar no clube? Se sim, vai continuar com qualquer uma das duas chapas, pois como vimos, as duas são leais a ele. E eu aposto no não, assim como temíamos que Cesar Masci continuasse mandando por trás do ZZP quando este foi seu candidato único e o que vimos foi que se afastou. ZZP não vai continuar mandando em nenhum dos dois casos, ele ganhou dos mineiros sete anos e meio em uma cadeira de nosso Senado Federal... Pobre Brasil... As possibilidades ali são infinitamente maiores do que no Cruzeiro.
Só sei que a chapa 2 é composta por Cruzeirenses que estão no clube há décadas, gente que sempre foi compromissada com o Cruzeiro.
Infelizmente Gilvan é o candidato oficial do ZZP, mas vejam aí que por trás do histórico deles, são duas chapas do ZZP, não temos oposição, então este argumento não pode ser usado para diferenciar um candidato do outro.
Saudações celestes, veremos hoje a eleição do Gilvan e rezarei muito para que ele tenha mandatos de sucesso, e que aposte em transparência, coisa que ninguém se preocupou na hora da eleição.
twiter: @paulosta
Blog esportivo: http://toerrado.blogspot.com
Blog político: http://paulosta.blogspot.com
Dizem que eu tô sempre errado! O engraçado é que eles nunca acertam!